sexta-feira, 16 de setembro de 2011

de dentro e de fora


Fui ver essa expo temporária no Masp.  Vi muita coisa legal, o andar está todo pensado e povoado com grafites e instalações que interagem muito bem com o espaço.




   Por fazer parte do segmento audiovisual, os vídeos acabam sempre me chamando mais a atenção, sejam pequenas vídeo-arte ou relatos do processo. Talvez por isso fiquei fissurado na proposta do francêsJR, que faz grandes colagens que interagem com a cidade em construções, prédios, moradias e até um trêm, que em movimento constrói uma obra em constante mutação, etc. Além de um tímido painel, a exposição tem 5 vídeos dos processos dele, que foi o que realmente me chamou a atenção. Ele fez uma intervenção em uma favela do Rio de Janeiro e mostra em um vídeo incrível! A maneira com que a imagem segue em fast e ao mesmo tempo com ausência de alguns frames dando um toque de stop-motion, faz com que o caminhar da câmera dentro do universo da favela pareça um labirinto, é bem interessante.


   Fiquei surpreso de ver que o artista francês Invader esteve invadindo São Paulo. Já havia encontrado e fotografado muitas intervenções em cidades européias, na verdade era sempre uma surpresa quando encontrava algum mosaico dele. Você acaba "colecionando" fotos dos pequenos mosaicos baseados no jogoSpace Invader, que vão interagindo timidamente com a arquitetura do local. Pesquisando agora, vejo que já foram invadidas muitas cidades da europa, asia e agora algumas na América Latina. É um trabalho simples, mas bem diferente das colagens do JR, que depois de um tempo saem ou são retiradas, essa é uma intervenção permanente, ou seja, uma autêntica invasão.



A exposição fica no masp até 23 de dezembro, o museu é grátis as terças, então aproveite!