Fui a cidade por conta do festival “Amadis du Film”, do qual meu curta foi convidado a participar. Aproveitando uma ponte de 2 feriados espanhóis na mesma semana, acabei programando uma viagem mais longa, que começaria em Montpellier e terminaria em Paris. Estusiasmado, produzi tudo em 3 dias tomado por uma sede de estrada! Ha! Pesquisei cidades francesas ao redor e a caminho de Paris, e era um tanto difícil escolher viu, estive muito dividido em visitar Bordeuax, Toulouse, Nîmes, Lyon ou Marselle… e saí de Madrid com a dúvida ainda em curso. Começava minha pequena travessia pela França! =)
Minha chegada a Montpellier foi um tanto custosa e inusitada, depois de perder ônibus, trocar de cidade, um trajeto de 17 horas de estrada, não conseguir fazer contato com a produtora do festival e mais alguns impecilhos, atravessei a pé arrastando uma mala a famosa praça Comedy no centro da cidade! Havia um show em frente o prédio do grande Teatro, uma feira de artesanatos e comidinhas, intervenções, marchas de batuqueiros e MUITA gente!!! Fazia um sol radiante e a cidade estava a todo vapor, ou seja, de cara já adorei!!
Deixei a mala (chata, vou comprar um mochilão!) no cinema onde estava acontecendo o festival e fui caminhar na muvuca! Ha! Uma pena estar sem a câmera nesse momento, porque a praça, com prédios antigos lindos, estava realmente muito viva e movimentada, coisa que não aconteceu no Domingo, que descobri mais tarde que é realmente dia de descanço para eles! Aproveitei bem essas movimentação e depois a escassez para entre uma sessão e outra do festival, turistar pelas ruas, parques e praças!
No festival conheci uma brasileira que havia acabado de se mudar para lá, esteve morando em Londres e resolveu iniciar uma vida nova pela cidade. Ela me abriu uma outra visão de Montpellier, que ao contrário do que imaginava, não é uma cidade de velhinhos tomando vinho, e sim de estudantes, é super jovem e tem uma movimentação noturna interessante! Fomos a um bar com música ao vivo nas 2 noites que estive por lá e achei legal a cena musical a primeiro impacto, na primeira noite rolou uma mistura de ritmos africanos com sax e na segunda uma “roda” de improviso de jazz bem efervescente e desencanada, sem pompas, só música e da boa!
Mais infos sobre o festival escrevi no blog do meu curta (http://outrosmodosdesentir.blogspot.com/), que serve como complemento deste post! =)
Por mais que estivesse adorando Montpellier, a companhia, a noite e tivesse oportunidade de ficar mais um dia, fui tomado por uma súbita encanação de cair na estrada de novo e com um rumo: Marselle… minha companheira de apto já havia dito que eu iria adorar a cidade e pelas minhas pesquisas, não sei dizer bem porque, mas encanei que tinha que partir para lá! Pois foi o que fiz, me despedi com ar saudoso da cosmopolita Montpellier e parti!
No caminho vi um grupo de pássaros voando em circulos... a quantidade foi aumentando e como estava escurecendo não podia ver direito, mas quando dei conta, a quantia de aves havia quintuplicado, e reparando melhor, não parava de sair mais deles detrás de uma nuvem! Já eram milhares, provavelmente estavam migrando, por isso voavam em circulos, para não deixar ninguém para trás nas nuvens escuras. O estranho é que apesar do trêm estar parado, ninguém reparou em tal acontecimento... nessa hora não sei bem porque, mas tive a impressão de estar no rumo certo...




